Mandalas!


Olá! Feriado na quinta! Resolvi fazer um post com muitas informações sobre mandalas para vocês! Essa imagem é de uma mandala que eu comprei de um artesão quando eu fui para a praia. Ele faz ótimos trabalhos com madeira, fiquei encantada, principalmente com as mandalas que ele fazia. Do lado tem um desenho que fiz ano passado para um trabalho da faculdade.

Desde o começo do ano eu queria fazer um trabalho/artigo sobre mandalas, mas acabou não dando certo. Mas, de qualquer forma fiquei com bastante conteúdo sobre esse assunto, que eu acho bem legal. Não vou ficar postando aqui muita coisa, são só algumas informações que eu não sabia antes de ler alguns artigos sobre as mandalas. As seguintes informações foram tiradas de um artigo e um blog, (Referências no final do post) resolvi colocar as informações em tópicos para a leitura não ficar cansativa (:


Origem e Significado da palavra Mandala:
- Essa expressão originou-se na Índia antiga; 
- Significa círculo;
- Mandala - (manda - essência / la - conteúdo);
- "O quem contém essência" / "Esfera da essência" / "O círculo da essência".

O elemento:
- Esta circunscrito em formas geométricas, círculo ou quadrado;
- Possui subdivisões mais ou menos regulares;
- Irradia do centro ou para dentro dele, isso depende da perspectiva de quem está observando; 

Simboliza:
- Totalidade / Integração / Harmonia. 

Benefícios:
Esses benefícios, acredito eu, podem acontecer quando se tem esse contato/observação com a mandala, seja na forma de desenho, meditação, entre outros. 
- Aumenta a concentração e criatividade;
- Proporciona calma e paz interior; 
- Integra e harmoniza o lado esquerdo do cérebro (racional) com o lado direito (sensível) - Esse foi o benefício que achei mais interessante.

Não sei se vocês já conhecem o trabalho da Artista Beatriz Milhazes e da Kathy Klein. As duas trabalham com mandalas, trouxe algumas imagens de alguns trabalhos delas.


Beatriz Milhazes - Essas imagens eu tirei quando fui na exposição dela, Meu Bem, no Museu Oscar Niemeyer, dezembro do ano passado. 



Kathy Klein - Ela trabalha com flores para criar as suas mandalas. 



#Links da postagem:
Artigo - MANDALA: UM ESTUDO NA OBRA DE C. G. JUNG - Monalisa Dibo.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Jana! Acho lindo mandalas, quando eu era pequena na escola nos davam um papel impresso com o desenho de mandala e tínhamos que pintar. Eu não conhecia a Beatriz Milhazes, e já conhecia os trabalhos da Kathy Klein mas não sabia que era feito por ela! Amei o post, beijo :)

Anônimo disse...

Jana, que saudades de visitar seu blog!
E que lindo ver um post sobre mandalas aqui! Adoro fazer mandalas, seja nos meus filtros dos sonhos, nas camisetas que pinto ou só no papel, é muito relaxante!
To apaixonada pelas mandalas de flores, ando super floral ultimamente hahahaha
Adorei o post! Beijo <3

Infinitas Possibilidades disse...

Adoro mandalas, não apenas pela beleza, mas tambem pela energia

http://infinitapossibilidades.blogspot.com.br

Postar um comentário

Obrigada por estar comentando! (:
Deixe o link do seu blog!